Galera

Galera
A maior parte dos seres humanos, por preguiça e comodidade, segue o exemplo da maioria. Pertencer à minoria é tornar-se vulnerável, expor-se à critica. Tomar consciência da normose e de suas causa constitui a verdadeira terapia contemporânea. Trata-se, também, do encontro com a liberdade. Seguir cegamente as normas é tornar-se escravo. Roberto Crema

Esse é nosso lema!!

Esse é nosso lema!!
ESSE É NOSSO LEMA!!!! "A amizade é uma alma que habita vários corpos. Um coração que habita várias almas" Aristóteles

BOAS VINDAS!

Querer mudar o mundo é um desejo saudável e totalmente necessário. " Para ser feliz, o ser humano precisa somente de duas coisas: cultivar sementes de paz em seu coração e ter bons amigos. " - Buddha

Espaço da Galera!!!!!!!!!!!!!!!!!!

As coisas mais simples são os melhores presentes.

Leveza pra conduzir a vida; Beleza, que vai muito além da estética;

Determinação, porque sem ela nada acontece, nada;

Harmonia, paz e alegria sempre.

Silvana Mara dias Souza

sábado, 30 de novembro de 2013

Um lugar.


Para construir outras relações, precisamos construir outros lugares. Para construir outros lugares, também precisamos construir outras relações.


PORGustavo Gitti


De tempos em tempos, cerca de 60 mil seres humanos se acoplam em roda para observar a movimentação de 22 seres humanos entre linhas brancas. Sob o nome de estádio de futebol, tal estrutura configura um jogo capaz de modular emoções, expressões corporais, conversas, pensamentos, desejos e todo tipo de interação entre os seres. Ou, poderíamos dizer, também, um modo de se relacionar estabelece um jogo, que se materializa em uma arquitetura capaz de sustentar tais mundos internos e convivências. Lugar e relação: processo circular, coemergente, de mútua causalidade, como na clássica litografia de Maurits Cornelis Escher, na qual duas mãos se desenham uma a outra.

Na loja, nos relacionamos como consumidores, na praça como cidadãos, nas casas como parentes, nas empresas como funcionários, nos bares como amigos. Mas quase não há lugar para nos relacionarmos como pessoas, como parceiros que se acompanham na vida. Não é por acaso que temos tanta dificuldade para ser um cidadão consciente ou um bom chefe: antes é preciso se reconhecer como um ser livre. Um pai que é só pai, que se identifica totalmente com a operação mental e corporal de pai, tem poucas chances de ser um bom pai.

Não estamos acostumados com outras relações porque não há espaços que as encorajem. Pior: quase não edificamos lugares de encontro genuíno pois sequer sabemos o que seria isso. Pense como
a dinâmica de uma mesa de bar limita nossas conexões: só ouvimos alguém por 15 minutos sem interrupção quando a pessoa tem a sorte de ser convidada para palestrar em um auditório. Em
qual lugar da cidade conseguimos apenas ficar ali, parados, sem qualquer tipo de entretenimento, só com nós mesmos? Do jeito que nos estruturamos atualmente, as pessoas não param, nunca realmente chegam. Parece até estranho dizer, mas é verdade: a gente quase não se encontra mais.

A cultura da programação nos leva a tratar a cidade como uma tv. Pela internet escolhemos filmes, viagens. Saímos de casa, nos entretemos e voltamos. Nossa premissa: pessoas não são interessantes. Convide alguém para um lugar com pessoas e ouvirá algo como "Mas vai ter música?". Sonho com um lugar que seja somente um espaço de encontro não definido para quem quiser ouvir e ser ouvido, dançar, meditar, oferecer uma aula improvisada... Por que não deixar um lugar ser apenas um lugar? É tudo o que desejamos quando nos abarrotamos em cafés por aí. Vai ficar rica a pessoa que abrir um lugar.


Gustavo Gitti 
é professor de TaKeTiN

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A busca pela onda perfeita.

A  felicidade não está apenas na conquista, mas na jornada e nos aprendizados e experiências que acumulamos pelo caminho.


PORRodrigo Vieira da Cunha
Sentei para escrever esta coluna já com o título na cabeça e, quando me dei conta, estava absorto em imagens de surfe na internet. Ondas perfeitas na Indonésia. Olho para a televisão e lá estava: outra   , desta vez em Fernando de Noronha. Me deu uma vontade súbita de surfar e automaticamente fechei os olhos e me lembrei de uma sensação que tenho após deslizar em algumas ondas. É um sentimento estranho, que não chega a ser de infelicidade, mas é quase um vazio. Sempre lutava contra isso, ao pensar que não era possível que eu não estivesse completamente feliz fazendo uma das coisas que mais gostava. Até há pouco tempo, isso me causava um enorme desconforto.

Um dia percebi que a origem do desconforto talvez pudesse estar, justamente, no fato de ter chegado lá. A espera de dias, semanas e até meses para ter uma boa sessão de surfe é parte fundamental do processo. A expectativa que alimenta o caminho para chegar àquele momento de prazer é naturalmente apagada no momento em si. Não vou dizer que não tenha mais esta sensação de vazio, mas ela é rapidamente preenchida pela próxima onda. A vontade de repetir a experiência de prazer é a força mobilizadora.

No dia em que consegui racionalizar esta sensação, ficou claro para mim que mais importante do que a conquista é a busca. Mais importante que surfar a é a consciência de que esta procura nunca termina. Talvez a não exista. Mas é a busca por ela que faz a vida valer a pena. É outro jeito de encarar a busca pela felicidade. O sentimento de vazio que emerge logo depois de saciada a vontade de surfar, mesmo estando completamente rodeado pela natureza, com as pernas dentro da água, sentindo a luz do sol e a brisa no rosto, é a mesma que vem depois da conquista de uma meta qualquer, seja de trabalho, esportiva ou pessoal.

A felicidade não está na conquista, mas no que o percurso até ela significou em aprendizados e experiência, e no que ainda vai significar. "A vida vem em ondas, como o mar": Lulu Santos acertou em cheio. Ou "A vida é uma jornada, não um destino", disse o filósofo americano Ralph Emerson. Para mim, a vida é um eterno deslizar em busca da onda perfeita.


Rodrigo Vieira da Cunha é jornalista e embaixador do TEDx na América Latina. O blog dele é o afichacaiu.wordpress.com

TED é uma conferência criada na Califórnia para espalhar ideias que valem a pena. TEDx é um programa que reúne eventos no espírito do TED organizados de forma independente. Para mais informações sobre o programa TEDx, visite ted.com/tedx.