Galera

Galera
A maior parte dos seres humanos, por preguiça e comodidade, segue o exemplo da maioria. Pertencer à minoria é tornar-se vulnerável, expor-se à critica. Tomar consciência da normose e de suas causa constitui a verdadeira terapia contemporânea. Trata-se, também, do encontro com a liberdade. Seguir cegamente as normas é tornar-se escravo. Roberto Crema

Esse é nosso lema!!

Esse é nosso lema!!
ESSE É NOSSO LEMA!!!! "A amizade é uma alma que habita vários corpos. Um coração que habita várias almas" Aristóteles

BOAS VINDAS!

Querer mudar o mundo é um desejo saudável e totalmente necessário. " Para ser feliz, o ser humano precisa somente de duas coisas: cultivar sementes de paz em seu coração e ter bons amigos. " - Buddha

Espaço da Galera!!!!!!!!!!!!!!!!!!

As coisas mais simples são os melhores presentes.

Leveza pra conduzir a vida; Beleza, que vai muito além da estética;

Determinação, porque sem ela nada acontece, nada;

Harmonia, paz e alegria sempre.

Silvana Mara dias Souza

sábado, 12 de outubro de 2013

A crise moral contemporânea.


 Clóvis de Barros Filho no café filosófico faz um apanhado histórico da ética nas civilizações grega, medieval e moderna. Em que lugar estamos?


http://youtu.be/RBWH9_xZLlI

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dez atitudes que devemos aprender com as crianças!


“Você não é mais criança para isso!”, diziam nossos pais quando fazíamos alguma malcriação fora de época. Se por um lado esses bem vindos puxões de orelha nos prepararam para o mundo dos adultos, por outro, esses padrões sociais levaram da gente algumas atitudes típicas da nossa infância e que hoje fazem muita falta - para a gente e para o planeta.
crianca.jpg
Clarinha versão rata de praia, detentora de metade das pocinhas da orla de Salvador e futura veterinária de cachorro de rua
Relembre alguns desses hábitos e veja quantas coisas especiais podem fazer parte da nossa vida em qualquer idade:
1 - Ande mais de bicicleta
Poucas coisas remetem tanto à infância quanto andar de bicicleta. Andar “sem rodinhas” é uma das nossas primeiras grandes conquistas e suas histórias ficam gravadas na memória e algumas vezes também na pele! Voltar a andar de bike, além de contribuir com o ar e com o trânsito de nossas cidades, também pode proporcionar a alegria e o bem estar que sentíamos quando éramos criança. E o melhor: emagrece, é de graça e dizem por aí que quem aprende a andar de bicicleta, nunca mais esquece. ;)
2 - Aprenda a desmontar e consertar suas coisas
Toda criança tem uma curiosidade nata. Tanto que é comum encontrar brinquedos totalmente desmontados simplesmente porque o pequeno queria saber como ele era por dentro. O resultado (além de alguns brinquedos permanentemente inutilizados, claro) é o conhecimento de como as coisas funcionam e do que é preciso para consertá-los. No mundo de hoje, onde tudo é descartável e com toneladas de lixo sendo despejadas em aterros todos os dias, fuçar e consertar alguns objetos quebrados pode ser a sua chance de deixar a criança que existe em você salvar o planeta de mais um pedaço de lixo.
3 - Raspe o prato
“Só sai da mesa quando raspar o prato”, insistiam nossas mães. Apesar de soar com tortura naquela época, nossas mães estavam na verdade nos dando uma grande lição: jogar comida fora tem um impacto gigantesco no planeta! A frase “tem tanta criança passando fome na África e você aí querendo desperdiçar comida” continua sendo mais atual do que nunca, já que 30% de todos os alimentos produzidos no mundo viram lixo, enquanto um bilhão de pessoas passam fome diariamente. Por isso, na hora de fazer o seu prato, coloque apenas o que vai comer, e nada de jogar comida fora!
4 - Visite museus, zoológicos e parques
Programação típica de criança, visitar museus, zoológicos e parques costuma deixar de fazer parte da nossa rotina conforme a gente vai crescendo - o que é uma pena. Esse universo cheio de cultura, contato com a natureza e atividades físicas é um grande aliado de um estilo de vida mais saudável e rico. Portanto, no próximo fim de semana, escolha um museu que nunca foi ou um parque onde já não vai há alguns anos e faça uma visita - o melhor, a maioria deles são gratuitos!
5 - Aprenda com os bons exemplos
Quando somos crianças, os adultos que nos rodeiam são os principais exemplos das atitudes que reproduzimos - tanto as boas quanto as ruins. As crianças têm uma enorme capacidade de aprender com os outros e de imitar o que está sendo feito. Apesar de algumas das atitudes que presenciamos ao nosso redor não serem dignas de cópia, muitas outras merecem ser repetidas muitas e muitas vezes. Por isso, quando ver alguém fazendo alguma coisa boa, aprenda e siga aquele exemplo - certamente outras crianças estarão te observando e fazendo igual.
6 - Doe as coisas que você não usa mais
O sapato já não cabe no pé? O brinquedo já deixou de ter graça? O livro do ano passado não vai servir para a próxima série? "Vamos doar tudo para alguém que precise!" Uma prática tão simples, bonita e eficaz não pode ser esquecida depois de adulto. Você pode fazer o mesmo hoje com as roupas que já não usa, os livros que já leu ou os objetos que já não cabem em casa.
7 - Aja com o coração
Quando uma criança vê um cachorrinho abandonado na rua ou um mendigo passando fome, ela instantaneamente se sensibiliza com aquela situação. O coração de uma criança está à prova de qualquer medo ou preconceito enraizados na nossa sociedade e ela está sempre disposta a ajudar e a fazer o que, no fundo, sabe que é o certo. Portanto, da próxima vez que ver alguém precisando de amparo ou não souber que atitude tomar diante de outra pessoa, deixe a criança que existe em você falar mais alto - ela provavelmente já sabe o que fazer.
8 - Questione sempre
Todo mundo já teve a fase do “mas, por quê?”. A curiosidade típica da infância nos faz questionar tudo ao nosso redor em uma busca incessante por compreender o mundo ao nosso redor. Com o passar dos anos, seja por comodismo ou por receio do que os outros irão pensar, deixamos os “porquês” de lado e simplesmente aceitamos as coisas “como elas são”. Mas por que tem que ser assim? Como já dizia minha professora, perguntar não tira pedaço e questionar o porquê de certas coisas serem do jeito que são pode ser o primeiro passo para transformar uma realidade.
9 - Tenha a mente aberta para o novo
Uma criança é como um papel em branco que vai sendo preenchido com as referências e experiências que ela adquire ao longo da vida. Em certo ponto, porém, nos tornamos céticos e definimos nossas verdades como únicas, bloqueando qualquer tipo de novo ponto de vista ou forma de pensar. Apesar da aparente segurança, essa atitude nos cega, nos para no tempo e impede que a gente evolua. Não deixe isso acontecer com você! Abra sua mente e deixe seu papel em branco se transformar em um quadro rico, cheio de cores e desenhos diferentes!
10 - Acredite em um futuro melhor
Ahh, a inocência das crianças... Elas acreditam que podem voar, criar raios com a energia das águas e salvar o mundo. Quando viram adultos, algumas esquecem essas “maluquices”, e outras criam aviões, sistemas de energias renováveis e pactos globais pelo fim do aquecimento global. Acreditem amigos, aqueles sonhos de criança ainda podem virar realidade, o poder é de vocês. “Vai Planetaaa!!” :p

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A Alma é Erótica!


"Querendo ou não, iremos todos envelhecer.
As pernas irão pesar, a coluna doer, o colesterol aumentar.
A imagem no espelho irá se alterar gradativamente e perderemos estatura, lábios e cabelos. ...
A boa notícia é que a alma pode permanecer com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos.
Erótica é a alma que se diverte, que se perdoa, que ri de si mesma e faz as pazes com sua história.
Que usa a espontaneidade pra ser sensual, que se despe de preconceitos, intolerâncias, desafetos.
Erótica é a alma que aceita a passagem do tempo com leveza e conserva o bom humor apesar dos vincos em torno dos olhos e o código de barras acima dos lábios;
Erótica é a alma que não esconde seus defeitos, que não se culpa pela passagem do tempo.
Erótica é a alma que aceita suas dores, atravessa seu deserto e ama sem pudores."

Fabíola Simões

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Prosear!

Prosear é um jeito de falar. Fala sem objetivo definido, como o voo dos urubus - indo ao sabor do vento. Palavras fluindo. Um jeito taoista de ser. Para prosa não existe 'ordem do dia', não há conclusões, não há decisões. A prosa não quer chegar a nenhum lugar. A prosa encontra sua felicidade em prosear. Como andar de barco a vela em que o bom não é chegar mas o 'estar indo'. 'A coisa não está nem na partida nem na chegada, mas na travessia', Guimarães Rosa. Prosear é brincar com as palavras. Saber prosear, jogar conversa fora, é o segredo das relações amorosas. Nessa sala estaremos proseando. Falar sobre o que der na telha. Pensamentos avulsos. Dicas. Informações sobre as coisas novas. Apareça sempre para prosear!


http://www.rubemalves.com.br/images/assinabranco.gif
                   





cid:image004.png@01CD9670.F2587780cid:image005.png@01CD9670.F2587780cid:image006.png@01CD9670.F2587780

Bem assim mesmo!

“Uma vez, um turista viajou para conhecer um grande sábio. Quando chegou, disse a ele que queria conhecer seus móveis. O sábio, muito tranquilo, mostrou que só tinha uma cama e uma cadeira e o convidou a entrar. O homem não aceitou, disse estar só de passagem. O sábio respondeu: ‘Eu também’.”

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Estatuto do homem

Artigo 1
Fica decretado que agora vale a verdade, agora vale a vida e de mãos dadas marcharemos todos pela vida verdadeira;

Artigo 2
Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, tem direito a converter-se em manhãs de domingo;

Artigo 3
Fica decretado que a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra e que as janelas devem permanecer o dia inteiro abertas para o verde onde cresce a esperança;

Artigo 4
Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem, que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu; parágrafo único, o homem confiará no homem como um menino confia em outro menino;

Artigo 5
Fica decretado que os homens estão livres do julgo da mentira, nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem armadura de palavras, o homem se sentará a mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa;

Artigo 6
Fica estabelecida durante dez séculos a pratica sonhada por Isaías que o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora;

Artigo 7
Decreta e revogada, fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre defraudada da alma do povo;

Artigo 8
Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá a planta o milagre da flor;

Artigo 9
Fica permitido que o pão de cada dia que é do homem o sinal de seu suor, mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura;

Artigo 10
Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida o urro do trai branco;

Artigo 11
Fica decretado por definição que o homem é o animal que ama, e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã;

Artigo 12
Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com imensa begônia na lapela; parágrafo único, só uma coisa fica proibida, amar sem amor;

Artigo 13
Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar um sol das manhãs de todas, expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de tentar e a festa do dia que chegou;

Artigo Final
Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso da dor, a partir deste instante, a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.
Thiago de Mello